quinta-feira, 23 de abril de 2020

9ºD 
Romeu e Julieta -

Estamos lendo esse livro juntos, fizemos até alguns diálogos, estou lembrando do aluno que quis ler as falas da Julieta, ficou engraçado e interessante, parabéns! Ficou muito legal. Esta história de amor impossível atravessou mais de 4 séculos, acreditam?Às vezes sou repetitivo em sala quando digo "qualidade não tem prazo de validade". Então, puxe pela memória, pesquise, converse com os colegas pelos canais digitais e vou pedir que você faça uma atividade bem simples, pode ser?
Quando você vai ler um livro, na maioria das vezes na capa de trás vem um pequeno texto falando um pouquinho da história, apresentada, comenta uma ou outra parte, mas não pode comentar as partes principais ou finais, senão perde o sentido, pois esse texto, que se chama, sinopse, tem a intenção de incentivar o leitor a ler o livro.
É isso que você vai fazer no seu caderno, ou seja, escrever uma sinopse com mais ou menos dez linhas. Depois de escrita e conferida, tire uma foto e envie para meu email: professorpaceli@gmail.com ou para meu messenger.
Combinado?


Obrigado,
Adalto.

Curtir
9ºC

Açúcar amargo, autor Luiz Puntel:
Olá, alunos e alunas do 9ºC, esse livro que estamos lendo juntos prende nossa atenção não é mesmo? A gente fica torcendo pela protagonista Marta, fica chateado com o machismo de Pedro, seu pai e com a subserviência de sua mãe, a Zefa. Ficamos tristes quando seu irmão Altair se envolveu naquele acidente... opa, estou contando demais e não posso. Por quê?
Porque vou pedir que você escreva uma sinopse, sim, aqueles pequenos textos que têm a intenção de falar do livro e convidar os leitores a lê-lo. Topa?
Então escreva em seu caderno essa sinopse, se necessário, pesquise um pouco mais, troque ideia com seus colegas pelos canais digitais.
Depois de feito, tire foto e envie para meu email:
professorpaceli@gmail.com ou para o meu messenger.
Faça o seu melhor!

Abraço,
Adalto.

AÇÚCAR AMARGO 9ºC

9ºB Frankenstein - Mary Shelley

9ºB
Estamos lendo juntos o livro "Frankenstein", soubemos da criação da "Criatura", soubemos de mortes na família do Dr. Victor Frankenstein e, quando paramos, estávamos lendo a narrativa da própria criatura. Puxem pela memória, pesquisem, vou colocar aqui a capa do livro pra vocês se lembrarem. Sabemos que essa história é um clássico da literatura que venceu séculos e hoje está mas atual que nunca, com a clonagem em voga.
Pois bem, pesquise, converse com seu colegas de turma pelos canais digitais e faça a atividade abaixo:
Escreva um texto com mais ou menos 10 linhas, no gênero, sinopse, ou seja, apresente o livro, manifeste a sua opinião, coloque uma cena do livro que tenha lhe chamado a atenção e convide o leitor de seu texto a ler o livro.
Faça no caderno, tire foto e envie para meu email:
professorpaceli@gmail.com ou para o meu messenger.
Grato,
9º A - 
Capa do livro que estamos lendo para você se lembrar e na publicação anterior, cenas da peça de teatro com instruções para vocês escreverem uma sinopse.

O Fingidor - Vol.4 - Samir Yazbek - R$ 17,80 em Mercado Livre

9ºA O Fingidor de Samir Yazbek : Você se lembra do livro que estamos lendo juntos? Aquele que conta, com um pouco de ficção, sobre os últimos dias do poeta Fernando Pessoa. Lembrou? Pois então, pesquisei alguns vídeos e postei logo em seguida, uma cena da peça. Legal, né? Você pode procurar outras cenas. Assista, troque ideia com seu colegas pelo zapp ou messenger para se lembrar melhor. Agora uma pequena atividade a ser feita no caderno: Escreva uma sinopse, ou seja, um pequeno texto, dando algumas informações sobre o livro, destacando alguma das partes que já lemos, estamos quase no final da leitura, sugerindo ou não o livro para quem for ler sua sinopse. Depois podemos publicá-la aqui. Lembre-se, não deixe de fazer, faça o seu melhor! Envie a foto da sinopse com seu nome e 9ºA para o email: professorpaceli@gmail.com ou para meu messenger. Caso tenha dúvidas, envie um áudio ou email que explico melhor. Combinado? Um abraço, Professor Adalto. A imagem pode conter: uma ou mais pessoas Curtir Comentar

A morte do Conde - 8ºD Estamos lendo o livro "A morte do conde"", façam um comentário com mais ou menos 10 linhas, opinião sobre o livro, parte que mais gostaram até agora, crítica... Lembrem-se seu texto deve ter um título, parágrafo, letra legível.... Escrevam e enviem para meu email: professorpaceli@gmail ou para o meu messenger. Grato, Professor Adalto. A turma da escola era muito boa de bola. Solitária, jogando junto, treinando e combatendo. E essa solidariedade seria posta à prova quando uma doença grave exigiu que se conseguisse dinheiro para um tratamento médico caríssimo. Só a descoberta de um tesouro perdido poderia solucionar o problema.

A Morte Do Conde - Carlos Augusto Segato - Traça Livraria e Sebo

8ºA: Estamos lendo o livro "As Aventuras de Tom Sawyer"" Assistam ao vídeo, façam um comentário com mais ou menos 10 linhas, com apresentação do vídeo, opinião sobre o livro, parte que mais gostaram até agora, crítica... Lembrem-se seu texto deve ter um título, parágrafo, letra legível.... Escrevam e enviem para meu email: professorpaceli@gmail ou para o meu messenger. Grato, Professor Adalto.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Meu irmão mais velho - 9ºC e 9ºD


Nunca pensei que fosse sentir falta das meias malcheirosas do meu irmão espalhadas pelo chão ou da música que ele ouvia no volume máximo sempre que estava em casa. Mas, desde que ele foi para a faculdade, sinto meu coração apertado. Estou morrendo de saudades. Sempre fomos muito próximos, apesar da diferença de idade – eu tenho quatorze anos.
Meu irmão é um cara fora do comum, inteligente e gentil. Além disso, minhas amigas vivem suspirando pelos cantos e dizendo que ele é lindo. Mas o que me faz sentir tanto orgulho é o jeito como ele lida com as coisas, como trata os amigos e a família, como se importa com as pessoas. É assim que eu quero ser. Se vocês não se importarem, eu gostaria de explicar o que quero dizer…
Ele se candidatou a quatorze faculdades e foi aceito em todas, menos na que queria, a Brown University. Então optou pela Segunda escolha. Tudo correu bem no primeiro ano de faculdade, mas ele não estava satisfeito. Ao voltar para casa nas férias de verão, ele contou que tinha bolado uma estratégia para entrar na Brown. Queria saber se nós o apoiaríamos.
Seu plano era se mudar para Rhode Island, perto da Brown, arrumar um emprego e fazer tudo o que pudesse para ficar conhecido na área. Ele trabalharia duro e tinha certeza de que alguém iria notá-lo. Não era uma decisão fácil para meus pais, porque significava concordar que ele ficasse um ano fora da faculdade, o que para eles era assustador. Mas meus pais confiavam no meu irmão e o encorajaram a fazer o que achasse necessário para realizar seu sonho.
 Não demorou muito para ele ser contratado como produtor de peças de teatro – é, adivinharam – na Brown. Era sua chance para brilhar, e ele brilhou. Nenhuma tarefa era grande ou pequena demais. Ele se dedicou totalmente ao trabalho. Conheceu professores e administradores, contou a todo mundo sobre seu sonho e nunca hesitou em dizer-lhes o que estava buscando.
E no final do ano, é óbvio, quando ele tornou a se candidatar à Brown, foi aceito.
Ficamos todos extremamente felizes e eu senti enorme orgulho do meu irmão. Aprendi uma lição importante – uma lição que ninguém poderia ter me ensinado com palavras, uma lição que eu só poderia aprender vendo com meus próprios olhos. Se eu der duro pelo que quero, se continuar tentando mesmo depois de ser rejeitada, meus sonhos também podem se realizar. Este é um presente que eu ainda guardo no coração. Por causa do meu irmão, eu confio na vida.
Recentemente, fui sozinha a Rhode Island para visitá-lo e tive uma semana sensacional, sem adultos por perto. Na noite anterior à minha volta, estávamos conversando sobre vários assuntos quando meu irmão, olhando nos meus olhos, disse que eu nunca fizesse nada que não achasse certo, por mais que os outros insistissem. Também disse para eu confiar sempre no desejo do meu coração.
Chorei durante toda a minha viagem de volta, sabendo que meu irmão e eu seremos sempre amigos e me dando conta da sorte que é ser sua irmã. Uma coisa estava diferente: eu não me senti mais uma garotinha. Parte de mim havia crescido naquela viagem e pela primeira vez pensei na grande tarefa que me esperava em casa. Tenho uma irmã dez anos mais nova e quero ajudá-la a fazer as escolhas certas. Hoje sei como é importante ter um ótimo professor.
Lisa Gumerick
Histórias para Aquecer o Coração dos Adolescentes
Jack Canfield, Mark Victor Hansen e Kimberly Kirberger
Editora Sextante

Senhores Responsáveis,  9ºC e 9º D

Conforme determinação da Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto, devido a pandemia do Covid 19, as aulas a princípio serão suspensas no período de 23/03/2020 à 05/04/2020, sujeito à alterações. Em caso de dúvida, contate os canais oficiais da Secretaria Municipal da Educação ou a Secretaria da Escola.
            Abaixo seguem as atividades de Língua Portuguesa que os alunos dos 9ºs anos (C e D) deverão realizar neste período e trazerem no retorno das aulas. Caso haja prorrogação, realizar as atividades da 3ª e 4ª semana.
ATIVIDADES COM BASE NO TEXTO “MEU IRMÃO MAIS VELHO”

1ª semana
1.    Ler atentamente o texto acima
2.    a. Quantos parágrafos há no texto?
b. Em que livro foi publicado?
c. Quem é o(a)m autor(a)?
3. Resuma cada parágrafo usando apenas uma palavra ou uma frase

2ª semana
1.    Quais os espaços da narrativa, ou seja, onde os fatos narrados acontecem?
2.    Copie trechos ou frases que indicam se é um narrador ou ma narradora.
3.    Faça um comentário de, no mínimo, 5 linhas sobre os relacionamento entre os dois irmãos.
4.    Reescreva o 6º parágrafo passando-o para o plural.
3ª semana
1.    Essa história é contada no momento em que os fatos acontecem? Copie um trechinho do texto que confirme sua resposta.
2.    Retire do texto uma palavra que seja:
a.    Verbo    
b.     Substantivo
c.    Adjetivo
d.    Advérbio
3.    Do primeiro parágrafo retire um verbo do modo indicativo:
a.    No pretérito perfeito
b.    No pretérito imperfeito
c.    No presente
- (4ª semana
1.    A hipérbole é uma figura de linguagem que contém um exagero intencional. Exemplo: Chorou rios de lágrimas.
Identifique e copie do primeiro parágrafo do texto um exemplo de hipérbole.
2.    No 2º parágrafo o(a) narrador(a) diz como gostaria der ser como pessoa. Copie esse trecho e dê sua opinião sobre isso.
3.    Qual era o plano do irmão? Sem copiar do texto, explique com suas palavras.
4.    Na frase “ Recentemente, fui sozinha a Rhode Island para visitá-lo e tive uma semana sensacional, sem adultos por perto.”
a.    Grife os verbos
b.    Quantas orações temos nessa frase ou período.
c.    Esse período é simples ou composto? Por quê?


Sugestão de sites ou vídeos de apoio para estudo e pesquisa:
1ª semana
1.       Radio93.com.br (resenha do livro “Histórias para aquecer o coração dos adolescentes
2.       www.skoob.com.br>resenhas


2ª semana
1.    YouTube – videoaula- Elementos básicos da narrativa.


3ª semana

www.conjugação.com.br - /flávia Neves


4ª semana
1.    www.soportugues.com.br ( frase-oração-período.
2.    Pesquisar videoaulas no YouTube
 Pesquisa:Entregar numa folha à parte – Copiar ou colar um artigo de opinião que tenha falas de especialistas sobre o Corona Vírus e fazer um comentário com, no mínimo, dez linhas. Grato, Professor Adalto.
Ciente __________________________________________________________