Ao ouvir a música abaixo "Gracias a la vida" lembrei-me de Mercedes Sosa, grande compositora e intérprete argentina, embora a música em questão seja de Violeta Parra, associei-a ao Sr. Mário, o recém nomeado Papa Francisco, por ele também ser argentino. Impressionou-me a euforia que provocou e tem provocado nos católicos no Rio de Janeiro. Emocionei-me muitas vezes, por exemplo, quando um jovem que disse ser um ex viciado em drogas chorou ao final de sua fala pedindo a bênção do papa.
O que simboliza o Sr. Jorge Mario Bergoglio? Simboliza a esperança, a fé no futuro, que é possível mudar o mundo, a começar por nós. Seu recado dirige-se, em especial, aos jovens, pois eles são o futuro, inclusive da Igreja Católica que tem perdido adeptos para outras religiões, em especial, as Evangélicas.
No entanto, o que traz este respeitável senhor de mudanças dentro de sua Igreja? Por enquanto nada de substancial. Em suas falas nada se ouviu sobre sacerdócio feminino, aceitação e oferta da comunhão aos divorciados, celibato opcional para padres e freiras, combate rigoroso à pedofilia dentro da igreja, explicações sobre o Banco do Vaticano. Temas amplamente conhecidos e que esperam um olhar mais atento de seu maior representante.
Como esperar que esta milenar organização religiosa, a Igreja Católica, possa trazer luzes para a sociedade terrena em temas cruciais como a corrupção, a má distribuição de renda, a violência, a intolerância, entre outros, se em seu seio há urgentes questões a serem debatidas e resolvidas e seu representante maior a elas nem mesmo faz menção em seus discursos?
Pregar o amor, a solidariedade, o respeito e o desapego é muito importante e o Senhor Mário tem autoridade moral para isto, ainda que seja verdade que ele tenha se omitido durante a Ditadura Argentina ou que tenha perseguido ou autorizado veladamente a perseguição ao artista plástico argentino León Ferrari . Todos erramos, pois somos humanos.
O Papa Francisco está no início do seu pontificado e esperamos que ele tenha coragem de cortar na própria carne para depois apontar caminhos para uma sociedade mais humana, pelos quais o mundo está ansioso, haja vista o sucesso de sua presença no Brasil.