
Com base em pesquisas nos Estados Unidos e com relatos de experiências, acompanhados de gráficos, esse livro trouxe para mim reflexão e enriquecimento, pois embora ressalve logo no início que sua aplicabilidade depende de uma estrutura educacional bem organizada, o que não é o caso das diversas instâncias educacionais brasileiras, é possível apropriar-se das experiências e teorias aqui relatadas e adaptá-las à nossa frágil realidade.
Essa obra traz oito estratégias, como meu texto tem a intenção de ser sintético, me aterei a uma delas, resumir e fazer notas, capítulo introduzido com um estudo de caso e brevemente indica que "para resumir efetivamente, os alunos precisam eliminar algumas informações, substituir algumas e manter outras". Acrescenta ainda dicas: eliminar o material trivial desnecessário, eliminar material redundante, substituir termos mais abrangentes para mais específicos, selecionar uma sentença principal, ou inventar uma caso ela não exista no texto...
Chamou minha atenção também quando na introdução, os três autores do livro fizerem um análise histórica da educação, lembrando que, a princípio e ainda hoje, ela é vista como arte " A arte de ensinar", mas que a tendência, que já ocorre em diversos níveis, é que a educação seja encarada como uma ciência, "A ciência do ensinar e do aprender". Daí, segundo o livro, a necessidade de se incluir no dia a dia da sala de aula de qualquer disciplina critérios científicos e planejamento.
Enfim, vale a pena debruçar-se sobre essa leitura, ler, reler, anotar e pretendo tê-la no meu dia a dia, informo que o referido estudo fez parte da bibliografia do último concurso de Coordenação e Supervisão da Prefeitura de Ribeirão Preto.
Um abraço,
Adalto Paceli
Oi Adalto, li para o concurso somente o resumo deste livro. Mas você me incentivou a lê-lo por completo. Precisamos mesmo destas referências para melhorar a nossa prática educativa. Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirOi, Fernando, é mesmo. Nós precisamos de boas sugestões,
Excluiresclarecimentos. Gosto muito de ver estudo de caso ou experiências de outros professores. Numa determinada palestra aprendi a montar uma caixinha com recortes de leituras diversas e formular algumas perguntas para o alunos. Isso em me ajudado muito. Um abraço. Adalto.