Quem assiste aos telejornais deve ter ouvido várias vezes que há muito emprego disponível, mas falta mão de obra qualificada. Um senão deve ser colocado, querem mão de obra qualificada remunerada com um salário desqualificado e contrato de trabalho que passa longe das leis trabalhistas.
Que tal, por exemplo, trabalhar numa imobiliária famosa em Ribeirão Preto para contatar possíveis compradores de imóveis por telefone e ter comissão nas vendas? Parece ótimo, não? Só dois detalhes: caso você não consiga vender no mês todo, cumprindo jornada de trabalho, com uma hora e meia de almoço, sabe o que acontece? Você nada recebe. Isso mesmo! Nem um tostão, o transporte, a refeição, sua roupa lavada e passada correm tudo por sua conta.
Ah! Eles dão treinamento de 3 dias, caso seja aprovado fica na empresa, naquelas condições, mas se não passa, eles só falam "tchau". Por falar em treinamento, a moda em várias empresas, depois dos primeiros contatos, é convidá-lo para o tal treinamento, caso você aceite já fica avisado que, se ao final deste treinamento, você ou eles não se interessar, não há pagamento pelos dias que você passou em "treinamento", Adeus foi feito pra se dizer, lembrando Guilherme Arantes.
Agora, a média salarial para pretendentes com Ensino Fundamental ou Médio é de mil reais, pagam um pouco mais se o trabalhador se dispuser a trabalhar num horário flexível. Detalhe, flexível para eles. Hoje ele trabalha a partir das 14h00 e no final do expediente, o chefe chega e avisa " Amanhã você entra às 10h00. Aí dá pra tirar uns mil e duzentos reais brutos. Para conseguir uma dessas maravilhas, mande seu currículo, aguarde um contato, passe por uma entrevista e aguarde para o treinamento, pois pasmem, a fila dos interessados é grande.