terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

As pupilas do senhor reitor

Li por estes dias o romance As pupilas do Senhor Reitor, do escritor português Júlio Dinis, uma história singela e agradável. Margarida, a Guida, nos é apresentada no início como uma simples cuidadora de cabras que passa os dias solitária no campo, mas que começa a ter a companhia de Daniel, um garoto bem nascido, que suspira por ela e vai vê-la escondido. A trama se desenvolve sem muitas surpresas e o final é antevisto bem antes de ser narrado.
O autor se utiliza do narrador para fazer suas intervenções, que são muito interessantes, mostra-se com muito bom senso, pitadas de ironia e humor acerca dos moradores da pequena aldeia portuguesa e se dirige muitas vezes ao leitor, lembrando neste aspecto em muito, mas com menos profundidade, Machado de Assis.
As pupilas do Senhor Reitor foi adaptado para a tevê pelo SBT em 1995, não assisti, mas é possível ver algumas cenas pelo youtube. O melhor, no entanto, é ler o livro, que você encontra bem baratinho em um sebo. No final. até os nada românticos ficam torcendo por um final feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário