Sinopse é um pequeno texto que tem como finalidade nos instigar a ler um livro, assistir a um filme, dentre outros, nos fornecendo informações elementares, mas que despertem nosso interesse. Não pode apresentar elementos que informem demais sobre a história ou tema tratado, por isso deve ser bem dosado. Ao pensar nessa definição lembro-me de uma propaganda televisiva cujo cenário é uma bilheteria de cinema com uma longa fila, nesse momento um garoto passa correndo gritando "a mocinha morre no final", diante disso metade das pessoas que estavam na fila desiste; mas o garoto volta em direção do início da fila gritando "quem matou foi o marido", aí todos desistem do filme.
Pois bem, há leitores que fogem da ficção e alegam para tal que são pragmáticos e não querem perder tempo com invencionices. E você? Acredita que possa haver aquisição de conhecimento na ficção? Eu acredito. A verossimilhança exige um mínimo de verdade e proximidade com a realidade. Esse livro, obra de ficção, é repleto de informações, pontos de vista, questões morais, dentre outros. Ao lê-lo imaginei meus colegas de ciências e biologia, políticos, jovens que curtem ficção científica e aventura lendo. Imaginei você lendo.
Há um porém, considero que a leitura de um livro se parece com fazer amigos e conservar a amizade, explico, muitas vezes nossos amigos, por mais que gostemos deles, não nos agradam, exigem de nós muita paciência e humildade para preservamos essa amizade. Um livro, muitas vezes, no início é muito interessante, mas pode em determinado momento ficar chato, mas se perseverarmos, ele pode melhorar e nos surpreender. A isso denominamos ir fundo na leitura. Pode acontecer, assim como nos relacionamento, do livro ser uma porcaria mesmo, mas até para sabermos disso precisamos lê-lo.
Enfim, se você gosta como eu de variar suas leituras e quer uma história dinâmica e até mesmo eletrizante, aí vai mais essa dica.
Adalto Paceli
Nenhum comentário:
Postar um comentário