Não, não se trata de nenhuma dica de como afanar galinhas para uma boa festinha com os amigos. Você, com certeza, já ouviu falar do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro. Porém, ele ficou conhecido pelo livro Viva o povo brasileiro!. Um dia desses, estando com os alunos na biblioteca da escola, interessei-me pelo título de um livro que um aluno estava devolvendo e resolvi pegá-lo para dar uma olhada. Resultado: peguei a obra emprestada.
Trata-se de um livro de crônicas muito divertido, um causo melhor que o outro. João Ubaldo morava em Itaparica (BA), embora viajasse constantemente, tendo residência ali, tinha um bom relacionamento com os moradores do lugar e daí surgiram as histórias de pescador, animais domésticos, relacionamentos, religiosidade, família, dentre outros.
Com um humor cativante, esse escritor baiano vai nos apresentando sua pequena cidade e seu cotidiano, é claro, com os enfeites e pequenos exageros que só um cronista desse quilate pode acrescentar.
Numa dessas crônicas, que me fez rir muito, ele nos conta sobre uma jovem viúva que tinha ataques nervosos, não conseguia dormir e que foi submetida a um tratamento pelo padre do lugar, agora, o resultado desse tal tratamento ... só lendo pra você saber.
Outro causo engraçado é sobre um tal peixe venenoso que alguns pescadores insistiam em saborear, mesmo sabendo dos riscos... Muitas vezes não é a história em si, mas sim a maneira como a crônica foi contada.
Lembrei-me dos mineiros de minha terra, quando dizem "É a Maria do Osvaldo", lá na Bahia, em Itaparica também é assim, só que em vez de " Maria do Osvaldo" dizem "Maria de Osvaldo".
Amigos, é uma leitura muito gostosa e flui tanto que a gente nem sente o tempo passar. Então aí vai mais uma dica: Arte e ciência de roubar galinha, de João Ubaldo Ribeiro.
Adalto Paceli