Mosaico
Li três livros indicados pelo Rodrigo, meu amigo professor de História, a saber, Raízes do Brasil, O povo brasileiro e Formação do Brasil contemporâneo, escritos respectivamente por Sérgio Buarque de Holanda, Darci Ribeiro e Caio Prado Júnior. Aprendi muito com essas leituras, entendi um pouco melhor a formação do nosso povo, como chegamos até aqui, algumas dicas interessantes do porquê de sermos do jeito que somos.
Sérgio Buarque e Caio Prado, ao meu simples olhar, são mais intelectualizados, insistem num olhar mais distante, lembrando o narrador observador. Talvez isso seja antes um mérito que um demérito, dá um caráter mais "científico". Já Darci, talvez por ser antropólogo, já é mais próximo do leitor, viaja no mesmo barco em que estamos.
Pondo os autores à parte por um momento e fixando nas obras, destaco a nossa formação "racial", a riqueza da contribuição do Índio, do Africano e do Português, a princípio. Em Raízes, Sérgio Buarque dá um destaque ao Português, demonstrando aí, novamente pelo olhar desse leigo que lhes escreve, um certo elitismo. Darci, ao contrário, dá peso igual aos nossos três formadores, exaltando-se ao falar dos nossos mais de trezentos anos de escravidão.
Caio Prado, como o próprio título já indica, parte do Brasil "independente", Esse autor dá mais importância à Abertura do Portos em 1808 que à Independência em 1822, o que é realmente relevante e nos faz ponderar a respeito. Critica ao lado de Darci, mas por um outro viés, a demora da abolição da escravatura no Brasil e cita as pressões inglesas para que os negros fossem libertos logo. O que houve porém foi uma enrolação dos três poderes. Criaram a lei do Ventre Livre, do Sexagenário, dentre outras, com o propósito primeiro de protelar ao máximo a abolição. Qualquer semelhança com os dias de hoje é mera coincidência.
Enfim, citando Brecht, "Apenas quando somos instruídos pela realidade é que podemos mudá-la", concluo convidando àqueles que não conhecem esses livros a lê-los, se pude alcançar minimamente o que esses notáveis brasileiros escreveram, garanto que vocês alcançarão muito mais. Boa leitura!
Adalto Paceli de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário