sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Inconsciência Negra


     Causou estranheza uma associação comercial de determinada cidade da grande Ribeirão Preto ter entrado na justiça e conseguido liminar suspendendo o feriado de hoje. 
     Nunca ouvimos falar que tenham tentado cancelar o feriado de Corpus Christi, de Nossa Senhora Aparecida e outros feriados ditos santos, embora nossa constituição seja laica.
E o feriado de 9 de julho, da Revolução Constitucionalista? Saia perguntando que feriado é esse e esteja pronto para as mais disparatadas respostas. 
     Esse pequeno texto não tem como primeira intenção criticar feriados, mas porque cancelar justamente o feriado de 20 de novembro? Será que os mais de 3 séculos de escravidão, a discriminação racial hipócrita no Brasil, a diferença salarial entre negros e brancos que desempenham a mesma função, a violência contra o negro das periferias não merecem um dia de reflexão?
     Tenho uma suspeita, o negro brasileiro não tem a mesma capacidade de reação da Igreja,do Estado e das grandes potências comerciais e midiáticas. Vi uma frase atribuída ao ator Morgan Freeman que questiona os dias dedicados às minorias, mas ele é um afrodescendente rico e famoso, será que é tão simples assim? 
     Enfim, faz-se necessário refletir nesse 20 de novembro e entender que o negro é nosso companheiro de caminhada, dotado dos mesmos direitos e deveres constitucionais e que é nossa obrigação combater qualquer tipo de racismo, principalmente aqueles que vêm em forma de brincadeiras à primeira vista ingênuas, mas que escondem o preconceito. O negro sofreu e sofre na pele, não é somente ele que tem de gritar contra as injustiças das quais é vítima, além de passar pelo sofrimento ainda tem que lutar sozinho? Não, não está correto! Todos devemos combater esse câncer social chamado preconceito racial.


                                                                                                                                Adalto Paceli

Nenhum comentário:

Postar um comentário