terça-feira, 7 de abril de 2020

06 de abril de 2020 - Mandetta x Bolsonaro


A leitura amplia nossa visão, em especial a dos clássicos, a exemplo da Ilíada, da Odisseia e, puxando pro nosso lado, Os Lusíadas, mas quero me ater àqueles "clássicos" que também superaram o tempo, Romeu e Julieta, Dom Quixote, Frankestein, A divina cómédia ... E, o motivo central desse pequeno texto, O pequeno príncipe, mais especificamente no episódio do encontro do Rei com o príncipe.
Para os que desconhecem e para reavivar nossa memória, além da saudade de sua flor que ficara em seu planetinha, nosso herói sentia muita falta dos muitos pores do sol que desfrutava em seu planeta, pois este era minúsculo, e essa carência o fez suplicar ao Rei, já que este se dizia o Todo Poderoso, que lhe desse de imediato um por do sol.
Porém o rei obtemperou dizendo: "Se eu ordenasse a meu general voar de uma flor a outra como borboleta, ou escrever uma tragédia, ou transformar-se em gaivota, e o general não executasse a ordem recebida, quem -ele ou eu -estaria errado ?
- Vós, respondeu com firmeza o principezinho.
- Exato. É preciso exigir de cada um, o que cada um pode dar, replicou o rei. A autoridade repousa sobre a razão. Se ordenares a teu povo que ele se lance ao mar, farão todos revolução. Eu tenho o direito de exigir obediência porque minhas ordens são razoáveis."
Sendo assim, deixo-lhe as devidas e pessoais ponderações, lembrando que qualquer semelhança entre o título e o desenvolvimento de um artigo não é mera coincidência, é parte da boa estrutura textual.

Adalto Paceli

Nenhum comentário:

Postar um comentário