Leitura, análise e interpretação de textos I
O conto "Chuva: a abensonhada" do premiado autor moçambicano Mia Couto foi lido e analisado em sala de aula e uma das questões de interpretação solicitava uma informação que estava explícita no texto e, para facilitar a localização, indicava em que parágrafo ela se encontrava.
Para melhor entendimento adianto que três acontecimentos permeavam a história: a chuva, com o consequente final da estiagem, o final ou acordo de paz de uma guerra civil e uma festa comemorando esses dois fatos.
O(a) aluno(a) irritou-se quando solicitei que voltasse à sua carteira e insistisse mais uma vez na procura de um desses acontecimentos.
Passados alguns minutos percebi que não estava tentando, dirigi-me a sua carteira e pedi que lesse o parágrafo todo para mim em voz alta. Passou pela seguinte expressão "a guerra está a acabar", pedi que voltasse e lesse novamente a expressão. Então, com um ar de espanto, disse "Ah, é a guerra que acabou, né professor?".
Conclusões: Não é possível entender um texto sem lê-lo atentamente, quantas vezes for necessário e, ao interpretá-lo, não ter "preguiça" de nele voltar para uma releitura do todo ou de determinada parte. É assim que se constrói um leitor competente, ou seja, que consegue ler e da leitura extrair conclusões diretas ou ampliar seus horizontes estabelecendo conexões com outras que já tenha feito.
E isso só se faz lendo!
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