Acentuação gráfica II
Por que reforçar a necessidade de identificar a sílaba tônica (sílaba mais forte ao ler) numa palavra? Porque isso é a chave para entender as regras de acentuação, ou seja, quando se deve acentuar.
Há pouco tempo solicitei em aula uma atividade escrita em que aparecia a palavra: fo gra fi a, vários alunos de dois nonos anos a escreveram assim: fotográfia.
Isso nos permite duas conclusões, muitos alunos têm dificuldade em localizar a sílaba tônica e, que associam a palavra em questão, a outra do seu universo de conhecimento.
No caso de fotografia com acento indevido na sílaba GRA, sendo que a tônica é FI, é que ele raciocina, penso eu, assim: fotógrafo é acentuada, então fotografia também deve ser. Essa última hipótese pode demonstrar que esses alunos não têm dificuldade cognitiva, ou seja, em aprender, mas que precisam estudar e entender as regras de acentuação.
Agora, o mais importante: LER, pois essa é a grande "sacada" para uma escrita autônoma.
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